Filosofia de trabalho da homenageada
 
   Tia Lia nasceu no dia 25 de Janeiro de 1918 na cidade mineira de Pequi, Minas Gerais. Teve como formação profissional, vários cursos ligados à educação.
    Formou-se no Instituto Central que depois recebeu o nome de Colégio Brasil Central, onde estudou como interna. Tia Lia, como era chamada pelos seus alunos, iniciou sua experiência como educadora quando dirigiu a Escola Maçônica Dr. Manuel Lacerda. Mas tarde, fundou o Colégio     Comercial que tornaria o Colégio Estadual Prof. José Inácio de Sousa e já em 1969 este estabelecimento contava com cerca de 800 alunos.
    Sua dedicação e profissionalismo fizeram na área de educação um marco. Por isso, fundou uma escola situada à Rua Santos Dumont, que era mantida com recursos provenientes da Maçonaria e Prefeitura. “Tia Lia”, atuou como diretora por muito tempo, onde seu amor e dedicação faziam com que se sobressaísse as dificuldades que enfrentara. Percebendo várias vezes, a ausência de seus alunos, se dispunha a ir até suas casas, constatando o porquê da evasão dessas crianças e assumia a responsabilidade de mantê-las, durante o período escolar. Afastou-se do ensino por motivo de doença, quando não resistiu. Faleceu de câncer no dia 15 de julho de 1970. Seu trabalho e dedicação ficaram cravados na história.