O Centro de Educação Infantil “Tia Lia” foi fundada aos cinco de agosto de 1981, em Assembleia Geral da Sociedade Feminina da Loja Maçônica Acácia do Triângulo, sob a presidência do Sr. Antônio Fernandes de Oliveira, recebeu o nome de Creche Professora Maria Conceição Barbosa de Souza “Tia Lia”, e teve eleita a sua primeira diretoria, composta dos seguintes membros: Presidente: Rosa Marly Scarabucci Teodoro e Diretoras:Noêmia Aguiar Peixoto, Maria Christina Machado Pereira, Marilda Alves Scalia, Ilza Gomes Rocha Cardoso, Silvanita S. Gomes Nascimento. Carmelita Melazzo Silva, Mirna Lobato Valadares e Dilma A. Carmo de Oliveira.Partindo de algumas discussões percebeu-se que a prioridade seria oferecer auxilio as mães que por necessidades financeiras precisavam trabalhar fora.    
 
 
      Diante dessa perspectiva decidiu-se direcionar os trabalhos assistenciais em prol da Fundação de uma Creche que pudesse apoiar essas famílias, pensando na tranquilidadedas mães. O local onde funcionaria a creche era um salão onde não possuía divisórias, as crianças ficavam todas juntas. No primeiro momento decidiram que a Creche iria funcionar no Salão de Festas, onde seriam improvisadas as salas de aula. 
    Desde a sua fundação a Creche “TIA LIA” venceu obstáculos, transpondo barreiras, conseguindo que seus ideais se concretizem trablhando para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.
    No início a Creche auxiliava 40 crianças, hoje a proporcionalidade é para 105 crianças. Os pais se mostram interessados no processo educativo, participando das reuniões e justificando quando não podem participar. 
 
    
A iniciativa de dar o nome de “TIA LIA”, partiu dos próprios fundadores, que decidiram homenagear, Maria Conceição Barbosa, por ter praticamente dedicado toda a sua vida em prol da educação.
 
 

Centro de Educação Infantil "Tia Lia"
Rua Norita, 222 - Bairro Dona Zulmira 
CEP: 3400-000 - Uberlândia - MG
34-3217-8271